Artigo

Dicas da FLOWLS para implantar a cultura de inovação na sua empresa

8 de dezembro de 2022

Sempre se fala que é na crise que as pessoas se reinventam, as oportunidades surgem e as invenções acontecem. Pois no Supply Chain não é diferente, tendo como principal sentimento a fomentação de uma cultura de inovação como requisito crucial para o impulsionamento de novas iniciativas, despertando o instinto de sobrevivência das empresas para se manterem ativas no mercado. E como implantar essa cultura de inovação? Abaixo listaremos quatro dicas simples e básicas que ajudarão a você se nortear pelo o caminho correto.

Liderança

O apoio do líder é fundamental e inspirador para a aproximação de seus liderados. O líder eficiente é aquele que tem comprometimento com a inovação, pois mais do que apoiar, ele deve dar exemplo.

Tolerância aos erros

Não existe processo de inovação tecnológico sem erros que sejam inerentes às tentativas feitas, pois os processos precisam ser testados para que possam ser aprimorados. A inovação necessita de ousadia para acontecer por meio da coragem de tomar iniciativas que levarão aos acertos e aos erros. Prepare-se para os erros, sabendo analisar de forma produtiva e retirando o aprendizado das lições tidas com eles, para que não se repitam.

Ambiente e ferramentas de inovação

O espaço reservado para as pessoas desenvolverem a criatividade pode aproximar o líder e os liderados, para expressar as ideias e as opiniões. Com relação as ferramentas de inovação algumas são utilizadas para construção de ideias a longo prazo (Design Thinking), outras para a tomada de decisão (Matriz de SWAT) e ainda aquelas que tem o foco na execução (PDCA, 5W2H).

Resiliência e vontade de aprender

A visão do gestor com relação a inovação deve ter a maturidade necessária em saber que o aprendizado é constante e deve ser prioridade, por conta das mudanças nos negócios e nos comportamentos humanos que se transformam sempre.

Mais antigo:

«
Mais novo:

»