Artigo

Logística Internacional: O que é e qual sua importância?

18 de janeiro de 2022

A globalização trouxe facilidades para a cadeia de suprimentos mundial e tornou possível o fornecimento de qualquer produto por meio da logística. Não à toa a importância da logística internacional ficou em evidência durante a pandemia, principalmente ao destacar como o mundo depende da fluidez operacional dos grandes mercados como China e EUA.

A logística internacional está em constante mudança e se tornando cada vez mais importante em qualquer transação comercial. É através dela que o mundo se conecta e, além disso, ela promove expansão, ajuda humanitária aos países emergentes e tornou possível a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para boa parte do globo em prol da saúde mundial.

O transporte marítimo, conhecido pelo menor custo para longas distâncias, é o modal que evoluiu grandemente ao longo dos anos. Navios maiores, mais investimentos em portos e em infraestrutura incentivam e facilitam transações entre os países.

A logística internacional faz parte do nosso dia a dia, mesmo que indiretamente, pois estamos sempre consumindo algo que passou por esse serviço.

O que é logística internacional?

A logística internacional conecta todo o processo de compra e produção, uma vez que possibilita a entrega em qualquer lugar do mundo por meio da importação e exportação.

Ela deve abranger toda a movimentação de materiais, interna e externa à empresa, incluindo chegada de matéria-prima, estoques, produção e distribuição até o momento em que o produto é colocado nas prateleiras à disposição do consumidor final (Administradores.com).

O conceito básico é conhecido como o elo entre o abastecimento e a distribuição de mercadorias a nível global, contudo, a importância da logística internacional ocorre em um nível muito mais estratégico e vai além desse simples conceito.

Pela complexidade e para conectar diversos países, a logística internacional exige mais burocracia documental, análises e acompanhamento. Por isso, empresas inseridas no mercado internacional necessitam de pessoas capacitadas para lidar com esse tipo de operação e garantir boa performance.

É preciso entender a dinâmica do transporte, as exigências do país de destino, a documentação, os prazos e custos para não ter problemas futuros, uma vez que qualquer empecilho pode inclusive inviabilizar a operação.

Uma operação de logística internacional inclui planejamento, controle e monitoramento para que consiga cumprir com eficiência a chegada da mercadoria ao destino.

Diante disso, o mercado evolui e tem à disposição cada vez mais opções para mitigar riscos e garantir eficiência por meio de sistemas de gestão, como falaremos nos tópicos em seguida.

Qual a importância da logística internacional na importação e exportação?

A logística internacional vai muito além de transitar produtos entre fronteiras. Ela se tornou parte estratégica em qualquer acordo comercial, como podemos destacar abaixo:

Cadeia produtiva

Vários produtos semelhantes são produzidos e fornecidos diariamente, e é nesse ponto que conseguimos identificar a importância da logística internacional, pois é através dela que se alcança um diferencial no mercado global.

A dinâmica desse mercado promove o fornecimento de insumo para um determinado país e a posterior distribuição do produto acabado para qualquer parte do mundo.

Portanto, negociação, documentos, definição de transporte e parceiros logísticos fazem parte dessa cadeia e devem ser considerados previamente a qualquer acordo comercial.

Fornecedores

Nas negociações internacionais devem ser estabelecidos o acordo em relação ao transporte que será utilizado, bem como de quem será a responsabilidade por este serviço. Entender a cultura do país e o fluxo logístico são fatores que impactam na tomada de decisão e que garantem a performance da operação.

Desse modo, determinar bons parceiros e fazer uma boa gestão garante à empresa mais competitividade com a redução de custos e prazos.

São necessárias sinergia e eficiência em todas as etapas para que se atinja o resultado esperado, conhecendo a dinâmica e buscando melhorias. A partir disso será possível entender a importância da logística internacional para o crescimento da sua empresa.

Quais os principais modais de transporte na logística internacional?

A logística internacional vem se adequando com relação aos variados tipos e tamanhos de cargas. Cada modal possui aspectos que devem ser analisados com base no trajeto que a carga percorrerá.

Os principais modais utilizados atualmente são terrestre, aéreo e marítimo.

Terrestre

O transporte rodoviário é feito a partir de estradas, rodovias e ruas. Esse modal pode ser utilizado por diversos tipos de mercadorias, desde cargas perecíveis, grãos, até cargas químicas. Muito utilizado para importações e exportações do Mercosul, por exemplo.

O transporte ferroviário é realizado por meio das vias férreas, utilizado principalmente para transporte de cargas a granel, produtos agrícolas, siderúrgicos, petróleo e minério.

Esse tipo de transporte demanda um baixo custo por utilizar combustível mais barato, grande capacidade de armazenamento e maior segurança em relação a acidentes e roubos.

Aéreo

As cargas são transportadas a partir de um avião comercial ou cargueiro. Tem como principal vantagem o quesito agilidade. Modal utilizado sobretudo para produtos eletrônicos, frágeis ou com curto prazo de validade.

Quando o transporte é efetuado por avião comercial, a prioridade do voo é sempre para as bagagens de passageiros, então podem ocorrer atrasos no seu embarque.

O avião cargueiro é mais interessante no quesito previsibilidade, mas possui um custo superior.

Marítimo

Quando por águas, significa que a locomoção de cargas pode se dar por meio marítimo (mares), lacustre (lagos) e fluvial (rios). Leva maior tempo de trânsito a um menor custo, em razão da capacidade de carga que pode transportar.

Possui alguns pontos a serem avaliados, por exemplo os transbordos: quando a carga é transferida de um navio para outro em um diferente porto no mundo, em razão das rotas de navegação.

Outros pontos que englobam o transporte marítimo e interferem na importância da logística internacional são:

Quais os principais custos da logística internacional?

O custo-benefício é o principal fator analisado na logística internacional. Os custos variam de acordo com o modal escolhido.

Na importação, o frete e o seguro internacional são despesas que compõem a base de cálculo de impostos. Isso mostra a importância de conhecer tudo o que engloba uma operação de logística internacional, e é o que irá permitir uma diferenciação para a empresa no momento de negociar.

Os principais custos são:

Existem os custos que estão inseridos numa operação internacional e custos “extras” que ocorrem quando há falha no processo. Dentre os principais custos podemos citar:

Essas despesas extras podem ser evitadas ou renegociadas desde que a empresa possua uma gestão interna eficiente.

Controle sua logística internacional com a Flowls

Já sabemos da importância da logística internacional e seus impactos em qualquer negociação comercial. E que muitos riscos podem ser gerenciados e principalmente evitados com soluções sistêmicas.

A complexidade de procedimentos e o fluxo de informações existentes são determinantes para que as empresas busquem investir em eficiência e gestão, garantindo posicionamento no mercado internacional.

A visibilidade de informações e o controle de suas operações podem ser facilmente gerenciadas a partir de uma plataforma como a Flowls, que gerencia toda Supply Chain de sua empresa. Trazemos soluções de ponta a ponta de forma automatizada que auxiliam e agilizam as tomadas de decisões.

Dessa forma, é possível investir tempo de forma estratégica ampliando ainda mais seu mercado de atuação com qualidade e transparência.

Mais antigo:

«
Mais novo:

»