Artigo
31 de janeiro de 2023
De um lado uma startup sedenta por levar soluções de automação e integração da supply chain para os setores de logística e comércio exterior, do outro uma indústria química buscando visibilidade nas operações e rastreamento das cargas em tempo real. Essa combinação de interesses deu liga!
Numa ponta a FLOWLS, plataforma idealizada para dar visibilidade 360 graus às operações de importação ou exportação, além de controle em tempo real as etapas da Supply Chain, e na outra a Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas, parte de Óxidos e Derivados Integrados (IOD), um dos três segmentos de negócio da Indorama Ventures (IVL), com 18 unidades industriais, em 8 países, 9 centros de P&D, 3 laboratórios de P&D e mais de 3 mil colaboradores.
Se numa cadeia de suprimentos menos extensa a complexidade desses processos já demanda uma gestão eficiente, imagine como é o dia a dia dessa multinacional. E para dar início a esta parceria, a Oxiteno implementou em 2022 a Flowls no Brasil para gerir as exportações que realiza para todos os continentes e para as importações que recebe dos fornecedores na unidade brasileira. “Em breve a ideia é expandir a utilização da plataforma para todas as unidades da Oxiteno”, comenta Sandra Wegmann, gerente de logística internacional da empresa.
Há 23 anos Sandra Wegmann está à frente da logística da Oxiteno e teve a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da empresa, marcada pelo pioneirismo. Fundada na década de 1970, foi a primeira a produzir óxido de eteno e derivados no país. Junto a escalada de crescimento veio também o aumento da exigência dos clientes e com isso a necessidade de dar feedbacks rápidos e assertivos. “Um dos pontos que me dava mais trabalho era conseguir uma informação atualizada e de qualidade sobre as entregas dos clientes. Isso demandava muito tempo da minha equipe, porque a gente precisava entrar no site, procurar informação sobre o navio. Era muito manual e eu queria alguma coisa mais automatizada”, conta Sandra.
E foi então que FLOWLS entregou a solução para a Oxiteno: rastreamento de informação em tempo real! “A plataforma é como se fosse um robô e, com base nos dados que eu passo dos processos de exportação e importação, ele vai em cada site de armador e traz a informação. Então hoje nós ganhamos um tempo de escala de processo porque agora conseguimos ter informação de onde está a carga em tempo real”, explica Sandra.
Outro benefício que a Sandra encontrou na FLOWLS foi a possibilidade de ver pelo painel da plataforma cada fase das operações. “Conseguimos acompanhar se está na fase do carregamento, na fase de pedido, se já embarcou e se já foi entregue para o cliente. Desta maneira temos uma visão gerencial do pedido como um todo”.
E por ser uma plataforma flexível, a Oxiteno personalizou o tempo de entrega de cada etapa dos seus processos e quando o tempo extrapola, o indicador desta etapa fica vermelho sinalizando o atraso. “Ganhei agilidade para tomar uma decisão, isso facilita bastante para o gestor da operação”, diz Sandra. Além disso, agora a Sandra consegue se antecipar ao cliente e, antes mesmo dele perguntar sobre a carga, por meio da FLOWLS a equipe monitora e envia o feedback. “Conseguimos inverter o processo com a visibilidade do painel do que acontece na nossa área em tempo real!”, finaliza.
Sobre a FLOWLS
A FLOWLS é uma plataforma SaaS para gestão, automação e integração dos fluxos de operações de logística e comércio exterior, de ponta a ponta. É uma ferramenta que digitaliza a cadeia de suprimentos conectando informações dos diferentes intervenientes em tempo real.
Mais informações:
whatsApp: (11) 93957-7363 ou flowls@flowls.com